segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Valores e valores

Houve um tempo em que ganhar dinheiro se dava através do trabalho honesto e suado. A própria Bíblia, segundo quem crê, tem diversos trechos que narram a labuta diária, semanal, mensal, anual e traça regras, estabelece datas festivas, estipula valores de pagamento e coloca algumas punições, tudo em torno do mesmo tema, o trabalho.

Eu nasci em uma época em que todo mundo dizia que era necessário estudar muito para conseguir um bom emprego e ser um cidadão respeitável, cumpridor dos deveres. Há, ainda, a sobrevivência daquela mentalidade um tanto arcaica que prega os valores do homem como o mantenedor da casa, aquele varão viril, batalhador que faz do seu suor o sustento da casa. Coisas assim, valorosas, de valor mesmo e que a gente gosta de lembrar de vez em quando.

Falando deles, há outros valores que também permeiam as relações humanas, as relações religiosas para ser mais específico. Falar de religião é discursar, sem dúvida, sobre valores. Valores éticos e morais para começar. Recomendações, proibições, punições, auto-punições, erros, acertos etc. Valores que todo mundo sonha um dia permeiem todas as sociedades. Utopia pura, eu sei. Um dia que todos serão éticos. Uma bela era em que não haverá o mal. Nem o mau! Uma época de amor e apego pelas coisas simples. Um belo dia, o sonho humano anseia, todos seremos homens, mulheres e crianças de valores elevados.

Mas há outros valores quando o assunto é religião. E aí os valores contam-se na moeda corrente do país. Dólar, Euro ou Real, não importa, os valores éticos são substituídos pelos valores do capital. Vale quem angariar mais dinheiro. Vale quem conseguir transformar este capital em mais dinheiro. Para conseguir mais poder através da aquisição de meios de comunicação, a tão famosa mídia.

Aí fica fácil a manipulação da opinião. Eu roubo, tu roubas, eles roubam e vós ofertais. Ofertais para manter a roubalheira. Ofertais para manter viagens internacionais enquanto o bom e velho dizimista tira 46,5 de seu salário mínimo para pagar o caviar do pastor.

Um comentário:

Unknown disse...

Infelizmente meu amigo, vivemos na era na qual o "ter" tem mais valor do que o "ser".
Mas independente disso, acredito nas verdades que meus pais me ensinaram e tento passar esses valores para meus filhos.
Já me incomodou muito as atitudes contrárias, hoje percebo que não irei mudar o mundo, mas continuo fazendo minha parte.