domingo, 1 de agosto de 2010

Você se sente politicamente representado?

Se você fosse um morador da Grécia por volta de, digamos, 500 anos a.C., veria o nascimento e desenvolvimento da política como percebemos hoje o nascimento e o crescimento da internet. A noção era a de algo que não havia e passou a existir, embora de forma mais lenta que o advento da informática.

Quem lida com computadores nos dias de hoje recebe de bandeja novidades todos os dias. Os gregos seriam pegos, assim , de surpresa, a cada década, por novidades no campo político que revolucionavam o modo de ser um cidadão da pólis, as cidades-estado helenas.

Hoje, entretanto, a maneira com a qual se faz política ficou tão velha e desgastada quanto as ruínas da atual Atenas. Os ingredientes que funcionavam na receita de 2500 anos atrás hoje levedam a massa. Se os gregos arcaicos sentiam-se representados por seus governantes, hoje o cidadão comum, forçado a votar na "festa da democracia brasileira" não passa de massa de manobra para um sistema viciado, inchado, velho, ultrapassado, moroso e que não representa o eleitor.

Temos que ter em mente que não votar ou votar em branco faz parte da democracia. É exercer o direito de não querer ser forçado a sair de casa para colocar no poder um cidadão absolutamente desconhecido e que usa dos mais variados artifícios para compor uma personagem política fictícia. Como sentir-se representado por alguém ou por um grupo de indivíduos que manipulam todas as ferramentas do Estado capazes de encobrir não pequenos rastros, mas verdadeiras estradas lotadas de pistas, evidências e marcas de falcatruas realizadas?

O modelo democrático nascido diante das necessidades de cidadelas como as gregas tornou-se insuficiente. Não é possível fiscalizar o político pelo simples fato da logística da coisa. O mais perto que se chega dessa dita "fiscalização" é o acompanhamento da vida do candidato pela mídia, as manifestações não ouvidas das ruas e o voto. Mas o voto é algo tão individual, tão subjetivo, que tornou-se a mais poderosa ferramenta de manutenção de regalias já inventada.

Nenhum comentário: